A importância do inglês num mundo globalizado como o que vivemos está cada vez mais notável. O inglês é “apenas” a linguagem mais falada no mundo, oque trás diversos benefícios aos falantes da linguagem, alguns deles são a liberdade para fazer viagens, carreira, informação de maior qualidade, exclusividade de conteúdo, agilidade entre diversos outros motivos em que já falei no meu canal no YouTube.
Se você quer aprender inglês, você está no lugar certo! Eu irei de passar tudo que eu aprendi de como conseguir falar inglês, sem precisar de fazer um cursinho que te prende por anos e você não aprende nada.
Quando se trata de uma linguagem você precisa saber que existem 4 áreas a serem abordadas, irei elencar e explicar cada uma, lembre sempre da sigla RWLS.
Reading
A primeira área abordada é o reading ou leitura, em português, é a habilidade mais importante para quem está começando, é com a leitura que você vai desenvolver a coisa mais importante quando você quer aprender uma linguagem, o vocabulário.
Imagine uma criança de 8 meses que está aprendendo uma linguagem, ela certamente não sabe criar frases complexas ela fala palavras soltas em que apenas os pais e familiares entendem inicialmente, a mesma coisa acontece com adultos aprendendo outra linguagem, porém, com uma pequena diferença, a criança aprende através do listening em conjunto com mimicas, hoje a maneira mais fácil de aprender uma linguagem, se você não é uma criança, é através da leitura.
Através da leitura você vai adquirir um vocabulário da forma mais fácil graças aos leitores eletrônicos, você pode ter uma tradução em tempo real da palavra ou expressão, em tempo real, para você adquirir vocabulário.
Você vai entender primeiramente o que está sendo “falado” (vocabulário), com a prática você vai entender como (ortografia), e depois o por quê (gramática).
Uma dica nesse processo é a leitura de imagens, comece lendo revista em quadrinhos, flash cards, imagens com descrição, entre outras leituras mais simples
Writing
A segunda habilidade, desenvolvida através do reading é o writing, depois de um tempo lendo e traduzindo as expressões de suas leituras você vai, automaticamente, aprender a ortografia das palavras (o modo como elas são escritas). Após começar a praticar leituras em inglês o processo de lembrar de frases e expressões em inglês é automático mas é importante praticar a escrita, separe um tempo para escrever palavra, frases ou textos em inglês para praticar.
Listening
Agora que você já sabe ler e escrever em inglês, é hora de aprender a ouvir palavras em inglês, essa habilidade pode ser treinada em conjunto com a leitura. Se você já ouviu falar em podcast vai saber que existem inúmeros de produtores que disponibilizam conversas sobre assuntos interessantes para que as pessoas ouçam enquanto estão fazendo um trabalho manual: no trânsito, lavando louça, arrumando a cama, tomando banho, fazendo atividades física, enfim, são inúmeras possibilidades.
Outra opção é assistir desenho animado em inglês, por ter uma linguagem mais simples direcionada ao publico infantil é mais fácil para entender, se você já tem um nível mais avançado, você pode começar assistir séries com áudio em inglês com ou sem legendas.
Através do podcast você pode treinar o seu listening mas não é o suficiente, antes de partir pro podcast você precisa ter uma boa noção dos que você aprendeu nas suas leituras, é necessário saber inferir a pronúncia das palavras que você está lendo, os e-reader (leitores eletrônicos) mais modernos possuem tanto a ferramenta de traduzir expressões quanto de reproduzir as expressões que estão sendo faladas, com essa pratica, é possível inferir a pronúncia de palavras, já que você tem vivência na leitura e conhece os fonemas da linguagem.
Speaking
A última habilidade necessária para você dominar de vez a linguagem é o speaking (fala), agora que você já sabe ler, escrever e ouvir expressões em inglês está na hora de aprender a falar, que é um processo automático também, porém, é o mais doloroso para certas pessoas. Algumas pessoas são tímidas e possuem vergonha, o ideal para que você se sinta confiante é que você grave áudios falando em inglês para avaliar o nível de fala em que você está. Grave, ouça e tente melhorar sua pronúncia, usando o listening, escutando falantes nativos para que você consiga falar o mais parecido diminuir o sotaque.
Considerações finais
As quatro habilidades foram elencadas em uma ordem para que o processo de aprendizado seja mais fácil para você aprender. Imagine que você comece pelo listening sem conhecer nenhuma palavra em inglês. Como é que você vai procurar o significado dessa palavra sem entender o writing? Por isso o artigo está organizado desta forma mas é importante ressaltar que as quatro habilidades precisam ser treinadas juntas, exemplo: ler e escrever à noite, ouvir pela manhã, falar à tarde.
Mais uma dica é utilizar o aplicativo duolingo para praticar todas as 4 habilidades, é um ótimo aplicativo para aprender diversas linguagens, onde já existe um sistema de gamificação pra manter você no foco do aprendizado.
Se você gosta de programação e tecnologia e quer acompanhar vídeos gratuitos sobre o assunto basta se inscrever no meu canal Lucas Silva no YouTube, espero você no próximo vídeo.